Política e Objetivos da Qualidade

Conheça o compromisso da Lifefocus com a melhoria contínua, a satisfação dos utentes e a qualidade dos serviços prestados.

Referência LF-PQ-001
Versão 1.0
Data de emissão Junho 2026
Âmbito Radiologia · Gastroenterologia · Consultas de Especialidade

A presente Política e Objetivos da Qualidade definem o compromisso da Lifefocus com a melhoria contínua dos seus processos e a satisfação dos utentes, colaboradores e demais partes interessadas, em conformidade com a norma NP EN ISO 9001:2015 e com os requisitos legais e regulamentares aplicáveis ao setor da prestação de cuidados de saúde.

Missão e Compromisso da Qualidade

A Política da Qualidade integra a missão da Lifefocus e é consubstanciada no seguinte: a Lifefocus tem como missão a satisfação do utente, apostando na qualidade do serviço prestado a nível de imagem e diagnóstico médico, apoiando-se em profissionais experientes e tecnologia avançada.

O Sistema de Gestão da Qualidade visa a promoção da melhoria contínua, tendo como objetivo a satisfação das necessidades dos utentes e demais partes interessadas, nos termos do artigo 4.º da NP EN ISO 9001:2015.

Princípios da Política da Qualidade

A política da qualidade preconiza a modernização e melhoria dos serviços prestados, sendo estabelecidos os seguintes princípios:

  • Proporcionar um serviço de excelência, garantindo acompanhamento permanente e especializado aos clientes e profissionais de saúde.
  • Concretizar o plano de atividades com vista à melhoria contínua.
  • Promover a simplificação e a desmaterialização dos procedimentos, maximizando a eficiência dos serviços e garantindo a segurança da informação.
  • Valorizar profissionalmente os trabalhadores, com base no cumprimento de objetivos e na inovação dos processos.
  • Observar e cumprir as normas de segurança de dados e os restantes requisitos institucionais e legais aplicáveis.
  • Garantir o cumprimento dos requisitos definidos pela norma NP EN ISO 9001:2015.
  • Fomentar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.

Objetivos Estratégicos da Qualidade

Para orientar a organização na concretização das metas definidas, a Lifefocus estabelece os seguintes objetivos estratégicos:

Assegurar o eficaz planeamento, implementação, monitorização e melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.

Assegurar a qualidade do serviço prestado.

Garantir a satisfação dos clientes e profissionais.

Implementar ações que contribuam para a melhoria contínua dos processos.

Assegurar a sustentabilidade económica e financeira, promovendo a utilização eficiente dos recursos e a efetividade dos resultados.

Assegurar a qualidade em todos os parâmetros, incluindo os fornecedores cuja prestação influencia diretamente os serviços prestados.

Articulação com a Gestão de Reclamações

A gestão de reclamações constitui um instrumento essencial de monitorização da satisfação do utente e de identificação de oportunidades de melhoria.

  • Todas as reclamações são registadas, analisadas e tratadas de acordo com o procedimento de gestão de reclamações em vigor.
  • As reclamações são utilizadas como fonte de informação para ações corretivas e para a melhoria contínua dos processos clínicos e administrativos.
  • O tratamento de dados pessoais no âmbito das reclamações segue os princípios e prazos definidos na Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Responsabilidades

A Lifefocus assume a responsabilidade de avaliar, a intervalos regulares, a presente política, garantindo a sua permanente atualidade e adequação, bem como a sua divulgação e compreensão por parte dos trabalhadores.

Todos os trabalhadores devem conhecer e aplicar os princípios de gestão da qualidade expressos na presente política, em articulação com as restantes políticas do Sistema de Gestão da Qualidade.

Revisão e Atualização

A Lifefocus reserva-se o direito de atualizar a presente Política e Objetivos da Qualidade em função de alterações organizacionais, normativas ou legais.

As alterações serão objeto de codificação no Sistema de Gestão da Qualidade e divulgadas internamente, com indicação da data e descrição da revisão.

Documento sujeito a revisão periódica no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade — NP EN ISO 9001:2015 | Referência LF-PQ-001 | Versão 1.0.

Elaborado por: Responsável de Qualidade e Recrutamento
Validado por: DOO
Aprovado por: CEO
Data: 15/06/2026

Versão Data Elaborado por Descrição das alterações
1.0 Maio 2026 Responsável de Qualidade Versão inicial — Política e Objetivos da Qualidade.